quinta-feira, 7 de maio de 2009

Com 3 vagas em jogo para a elite, ex-campeões apostam no acesso

Publicada no JORNAL DA PARAÍBA em 29/03/2009

Enquanto os jogos da primeira divisão do Campeonato Paraibano não terminam, os times que vão disputar a segundona neste ano começam a se preparar para a competição, que começa no dia 10 de maio e vai reunir nove clubes, entre eles, três são ex-campeões estaduais: Auto Esporte, Atlético de Cajazeiras e Santa Cruz de Santa Rita.

Na temporada de 2009, o regulamento da segunda divisão do estadual favorece a ascensão dos clubes. Os três melhores colocados subirão para a elite do futebol paraibano. Em 2010, o Campeonato será disputado com dez clubes.

Com mais chances de voltar à primeira divisão, o campeonato deste ano pode ser uma grande oportunidade para o ressurgimento de forças antigas do futebol paraibano. Entre os ex-campeões, o Auto Esporte é o dono de mais títulos estaduais. O alvirrubro da capital levantou a taça de campeão paraibano em 56, 58, 87, 90 e 92. O Atlético de Cajazeiras foi campeão em 2002 e o Santa Cruz conquistou o bicampeonato em 95/96.

Para os três que conseguirem subir, terão uma sobrevida garantida na próxima temporada. Cada clube da divisão de elite recebe no mínimo R$ 100 mil de incentivo através do projeto Gol de Placa, do governo estadual. Com a intenção de aumentar a receita, outros clubes menores estão investindo na segundona, como o Paraíba de Cajazeiras, que promete grandes contratações.

Na contramão dos gastos está o tradicional Auto Esporte. De acordo com o presidente do clube, Edvalson Travassos, não adianta contratar com projeções de tentar pagar no ano seguinte ou buscando ajuda de terceiros. Nesta temporada, o Auto promete valorizar a base do time do ano passado e fazer economia, mas sempre buscando o título.

“Eu não posso contratar sem ter certeza de como vou pagar. Não queremos estrelas, e todos os nossos jogadores receberão pouco neste ano, mas quem vier pra cá pode ter certeza de que o pouco será garantido durante toda a competição. Só vamos trazer jogadores dentro da nossa realidade”, disse o presidente alvirrubro.

Para garantir a vaga na primeira divisão de 2010, o Auto também aposta em planejamento. O treinador da equipe, Chicão, começou o trabalho de preparação em novembro do ano passado e promete chegar com um time bem entrosado.

“Comecei os trabalhos ano passado e estamos treinando desde fevereiro. Vamos manter a base que disputou em 2008, ganhamos três atletas com os peneirões realizados no Mangabeirão e estamos recebendo novas contratações. A meta do Auto não é só subir, é ser campeão”, garantiu Chicão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário